01 Março 2010 ~ 0 Comentários

Rede Social com o Wordpress

A partir de agora o processo de obter um Blog em WordPress com características de rede social está muito mais facilitado.

Sempre que se pretendia conferir esta funcionalidade o recurso era a instalação do BuddyPress. Contudo, este só poderia ser instalado como plugin do WordPress MU,  (plataforma dedicada para a criação de Multi Blogs , Multi Utilizadores, Rede de Blogs).

Com a anunciada versão 1.2  do BuddyPress, agora é possível ter uma instalação do WordPress transformada numa rede social completa sem a necessidade de instalação do WordPress MU, é certo que se perderam funcionalidades (impossibilidade de criar vários Blogs) mas o ganho em simplicidade no processo de instalação e configuração (muito simplificado, 3 passos) parece justificar a perda, além de que é ainda possível instalar o WordPress MU se a necessidade de Multi Blogs for um dos requisitos.

O que estava em jogo era o poder conferir funcionalidades de rede social a um simples Blog em WP e isso foi obtido de forma clara ao ser apresentada esta nova versão do BuddyPress.

De referir que a versão 1.2 tem também um novo tema e introduz novas funcionalidades, sendo possível (excelente para os desenvolvedores) a possibilidade de ter child-themes.

BuddyPress

Para conhecer melhor esta nova versão o melhor é mesmo aceder à página oficial ou fazer uma visita a BuddyPress Test Drive.

Posts Relacionados:

  1. Social Networking no WordPress
  2. Wordpress 2.7 Alpha
  3. Tema Magazine para wordpress
  4. Buddypress Portugal
  5. WordPress 2.6.2 em Português

Leave a Reply