Analise a forma como acedem ao seu site

Se possui um site uma das questões que pretende ver respondida é saber quem acede ao seu site, de que forma o acede e o que procura quando acede. Estas questões são fácilmente respondidas se no seu site tiver um sistema de análise estatística com qualidade suficiente para o fazer.

Os números falam por si, mas para que de forma simples e efectiva possa trabalhar no seu site com os dados conhecidos, estes tem que possuir qualidade, revelarem-se fiáveis e proporcionarem uma leitura simples e objectiva.

É aqui que entra o Google Analytics, actualmente é uma das ferramentas mais utilizadas para este fim, esta aplicação fornece-lhe informação detalhada sobre os seus visitantes, permite-lhe conhecer que tipo de interacção os seus visitantes têm com o site, conhecer os resultados das campanhas de marketing realizadas, a localização geográfica dos seus visitantes, os navegadores web que utilizam para o acesso, etc.

Todos estes resultados vão permitir saber se a forma como presta a informação ou vende os seus produtos no seu site estão a ser correspondidos da forma como pretendia e desta forma poder fazer os ajustes necessários para poder atingir os seus objectivos.

Agora, poderá questionar-se de quanto não ficará a aquisição de uma ferramenta com estas potencialidades. Bom, aqui entra a melhor parte, o Google Analytics é uma ferramenta totalmente gratuita, está escrita em várias línguas e pode ser incluída para monitorizar as suas páginas sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou de programação.

Para começar, é necessário criar uma conta no Google Analytics, depois de preencher um questionário será levado para uma página onde aí poderá fazer o registo do seu site (ou sites). Em seguida ser-lhe-á fornecido um código que deve ser inserido nas páginas do seu site, ou só numa página dependendo dos objectivos em vista.

De forma a o auxiliar a utilizar o Analytics a equipa Google dedica à ferramenta uma página, onde de forma muito simples e intuitiva o ajuda a compreender como trabalhar com o analytics, para que assim possa tirar o melhor rendimento.
Vantagens do Google Analytics

– O Google Analytics ajuda a descobrir quais as palavras-chave que atraem os clientes. Qual texto de anúncio teve mais respostas e quais páginas iniciais e conteúdos geram mais interesse ou dinheiro.

– Gratuito.

– Análise sofisticada.

– Suporte bem integrado do AdWords, para que você possa ver as métricas de ROI do AdWords sem ter que importar dados de custo ou adicionar códigos de acompanhamento de palavras-chave. Se você tiver uma conta do AdWords, poderá usar o Google Analytics diretamente da interface do AdWords. O Google Analytics também calcula as métricas de ROI a partir de dados de acompanhamento de custo e de palavras-chave importados automaticamente, poupando tempo.

– Fácil de usar.

– Usado facilmente por comerciantes inexperientes e ao mesmo tempo oferece todos os recursos que os profissionais experientes de análise de sites esperam.

– Escalável para qualquer tamanho de site.

– Serviço hospedado e executado nos mesmos servidores que o Google. De sites grandes corporativos de tráfego intenso a sites pequenos, o Google Analytics fornece serviço consistente.

– Acompanha todas as campanhas on-line, de e-mails a palavras-chave, independentemente do mecanismo de pesquisa ou da fonte de referência.

– Seguro. O Google leva muito a sério a confiança que as pessoas depositam nele e tem o compromisso de zelar pela privacidade dos dados da sua empresa.

Deixe uma resposta