Boas práticas E-mail Marketing Parte I

E-mail Marketing é umas das maneiras mais eficientes e precisas de se fazer Marketing Direto atualmente. O baixo custo de execução, a alta capacidade de segmentação e personalização, a fácil mensuração de resultados e o alto retorno sobre o investimento fazem com que esta forma de Marketing de Permissão esteja cada vez mais presente no dia-a-dia dos profissionais de marketing.

Existem algumas dicas para facilitar o crescimento da base de usuários, potencializar os resultados das ações de Marketing, aumentar a satisfação dos clientes e incrementar as vendas, estabelecendo um canal confiável de relacionamento com os clientes. Esse é o primeiro artigo de uma série de quatro (Parte II, Parte III, Parte IV) que irá apresentar ações práticas para aplicar em suas próximas ações.

Envie apenas e-mails solicitados e divulgue seu Compromisso anti-SPAM

É comum a associação de campanhas estruturadas de E-mail Marketing com ações mal intencioadas de spammers, por isso nunca envie e-mail não solicitado, isso é prejudicial no curto e longo prazo e você pode cair no descrédito de clientes potenciais. O cadastro dos usuários deve ter dupla confirmação (DOUBLE OPTIN): uma solicitação de recebimento e confirmação via e-mail da intenção. Divulgue sempre seu Compromisso anti-SPAM e sua Política de Privacidade quanto às informações de seus clientes.

Sempre evidencie o “From” e utilize e-mail de retorno válido

Muitos usuários abrem apenas e-mails de pessoas conhecidas. Evite mandar e-mails em nome de sua empresa, se a comunicação for profissional (de vendedor para cliente, de gerente para funcionário) identifique o remetente e não apenas o nome da empresa. Certifique-se de que o e-mail de retorno é válido, pois é comum usuários responderem às ações. Não deixe de aplicar algumas dessas boas práticas em seu dia-a-dia e certifique-se de estar usando as ferramentas apropriadas para execução, isso facilitará muito sua rotina e os resultados surgirão nitidamente.

Deixe sempre disponível uma forma de descadastramento (unsubscribe)

A preocupação número um de uma boa Política anti- SPAM é garantir que o usuário tenha uma forma simples, através de um único clique, para solicitar cancelamento do envio de mensagens. Empresas com necessidades mais específicas permitem que o usuário faça parte de mais de uma lista de distribuição: nestes casos, é necessário que o usuário possa cancelar o recebimento de uma única lista ou de todas, com apenas uma solicitação.

Planeje muito bem o “assunto” (subject) da sua campanha

É comprovado que o assunto é fator determinante na escolha entre ler, apagar ou ignorar seu e-mail, além de ser um dos primeiros itens analisados pelos provedores na busca por mensagens de spammers. Para melhor atingir seu público: tenha criatividade na elaboração do assunto, procure informar e apresentar alguma coisa valiosa, instigue o usuário a ler seu e-mail (é comum ele ter mais 50 mensagens na lista para leitura); escreva um assunto relevante, se o usuário não encontrar nada relacionado no conteúdo ele ficará frustrado; personalize com informações do usuário e reforce sua marca/ produto, o usuário terá mais confiança ao clicar; sempre que possível use uma pessoa diferente de quem criou o e-mail para redigir o assunto; faça um teste com os emails que você recebe: quais assuntos mais lhe atraem? Use a mesma inspiração; evite usar textos muito longos, cada leitor de e-mail mostra um número de caracteres como limite, 50 é um número razoável; teste bastante, envie um assunto, troque o estilo, o redator e acompanhe os resultados, seus usuários dirão melhor que qualquer um se o assunto está sendo eficiente.

Lembre seu público que ele o conhece

Com a infinidade de boletins, blogs e sites que oferecem opção para recebimento de newsletters é comum que usuários se esqueçam de alguns cadastros realizados. Sempre que possível identifique no cabeçalho ou rodapé do e-mail o motivo da comunicação: “você está recebendo essa mensagem porque…”

Não deixe de aplicar algumas dessas boas práticas em seu dia-a-dia e certifique-se de estar usando as ferramentas apropriadas para execução, isso facilitará muito sua rotina e os resultados surgirão nitidamente. Um guia completo com as boas práticas em E-mail Marketing está disponível gratuitamente para download no Site da Zartana.

“Artigo publicado no portal de marketing direto da Zartana. Visite a seção de artigos do portal da Zartana”

Deixe uma resposta