Boas práticas E-mail Marketing Parte II

Ofereça cadastro em seu site e deixe claro como usará a comunicação

Ter uma boa página para aquisição de novos cadastros para suas listas de distribuição é um processo muito importante e muitas vezes esquecido. Lembre-se que essa é a principal forma de enriquecer sua base. Mantenha um link de fácil acesso para o formulário e colete apenas informações que serão utilizadas no processo de segmentação. É importante comunicar a freqüência com que as mensagens serão enviadas e descrever resumidamente o conteúdo. Não deixe as caixas de opção marcadas para recebimento de e-mails.

Procure enriquecer sua base

Sempre que possível ofereça uma forma fácil para que o usuário se cadastre, disponibilize recursos do tipo “enviar para um amigo”, apresente os benefícios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu serviço, acesso a conteúdo exclusivo etc), coloque uma opção de OPT-IN em todos formulários de cadastro do seu site, peça para sua equipe de callcenter e suporte solicitar autorização para o envio de mensagens, colete e-mails dos participantes em feiras e eventos (faça follow-up agradecendo o cadastramento), contate seus clientes e ex-clientes e solicite autorização para adicioná-los, promova seu boletim em páginas de conteúdo próprio e de parceiros, sempre que escrever um artigo, convide o leitor a se cadastrar, divulge seu e-mail e formulário de cadastro em todo lugar possível, caixa de produtos, banners e pesquisas. Lembre-se que para aumentar os resultados das campanhas é necessário expandir a base e conhecer o interesse dos usuários.

Adquira listas somente de fornecedores idôneos e com duplo OPT-IN

Caso você não tenha uma base de e-mails, iniciar suas campanhas com listas de terceiros poder ser uma alternativa, porém utilize com cautela e moderação. Certifique-se de que apenas endereços de usuários que optaram por receber conteúdo de terceiros estão nessa lista – obtidos em formulários de cadastro como “gostaria de receber promoções e ofertas de terceiros?”. Pesquise sobre a idoneidade do fornecedor, existem empresas especializadas em comercialização e enriquecimento de base.

Explore o Marketing Viral

Mantenha sempre em seu site e em suas newsletters um convite para o usuário enviar o conteúdo para um amigo, indicar seu serviço ou produto. Ofereça promoções para indicação e instigue de forma criativa seus usuários a convidarem seus amigos. A forma mais ágil para crescer sua base é com auxilio dos usuários já cadastrados.

Mantenha uma base de usuários ativos

Com o grande volume de novos serviços de provedores de e-mail e rotatividade de funcionários entre empresas, é comum que muitos desses mudem o endereço eletrônico. Em média 30% de uma base de e-mails muda a cada ano. Evite enviar comunicação a contas inexistentes ou com problemas de leitura, você paga por isso. Apresente de forma clara ao usuário o procedimento correto para atualização de seus dados.

Solução de E-Mail Marketing E-goi