Boas práticas E-mail Marketing Parte IV

Analise os indicadores

Analise os principais indicadores das ações: taxa de leitura, cliques e cliques por leitura. Pergunte-se sempre: por que as pessoas não leram meu e-mail? O que posso fazer diferente na próxima vez? Seu objetivo inicial deve ser aumentar a taxa de leitura, partindo daí você deve buscar otimizar os cliques. Segundo nossas pesquisas a taxa de leitura média é de 27%, mas não se concentre nesse número, verifique seu indicador atual e trace metas para crescimento.

Faça um planejamento de campanhas

Analise os números e planeje os disparos para transformar simples ações de relacionamento em campanhas. Se você realizou uma ação que teve 35% de leitura, mas sua meta era 50%, prepare uma segunda ação e a envie apenas para usuários que não leram (e tome medidas para tentar atrair a atenção, como mudar o assunto e o horário de envio). Para usuários que leram sua mensagem, mas não clicaram no link (que convida a testar seu produto, por exemplo), envie uma segunda ação com uma abordagem diferente, para contas cujos usuários leram e não clicaram. Com essas medidas você agregará inteligência às suas ações.

Identifique por quais motivos seus usuários estão se descadastrando

Se você está tendo uma alta taxa de unsubscribe é importante conhecer os reais motivos. Às vezes a falta de segmentação (envio de mensagens genéricas para todo o público) pode motivar a saída, ou a frequência com que você envia as newsletters, que se acumulam na caixa do usuário, ou mesmo o teor da mensagem, que não é mais de interesse. Analise o histórico do relacionamento dos usuários que saíram para ver como eles reagiam às suas comunicações: não liam? Liam, mas não clicavam?

Aprenda com seu público

Procure sempre enviar mensagens segmentadas, mesmo que o conteúdo a ser transmitido seja o mesmo, explore de forma diferenciada sua base. Se você precisa enviar uma mensagem para 20.000 e-mails, por exemplo, não mande todos em um disparo único, divida em grupos (homens x mulheres, região sul x região norte, acima de 30 anos x abaixo de 30) e depois compare os resultados, você deve encontrar diferenças. Nas próximas ações, mantenha esses grupos, mas faça uma comunicação diferenciada (mude o texto, assunto, imagens) e acompanhe os resultados.

Teste bastante

Teste diferentes opções e padrões de envio, do assunto ao horário de entrega, do texto ao design, da personalização ao uso de mensagens genéricas, sempre acompanhando os indicadores das ações, busque inovação, mude até encontrar o que pode lhe trazer melhores resultados. A facilidade para fazer testes, o baixo custo e a possibilidade de analisar imediatamente os resultados das ações estão entre as principais vantagens de campanhas de E-mail Marketing, explore ao máximo esse potencial.

Artigo publicado no portal de marketing direto da Zartana.

Deixe uma resposta