Como construir um bom subject em E-mail Marketing

É comprovado que o assunto é fator determinante na escolha entre ler, apagar ou ignorar os e-mails, e pesquisas apontam que 35% dos usuários abrem seus e-mails de acordo com o conteúdo do assunto, sem esquecer que você estará sempre competindo para conquistar um pouco da atenção dos usuários com muitas outras mensagens nas caixas de leitura.

Usuários domésticos receberm cerca de 35 mensagens/dia, enquanto usuários corporativos recebem cerca de 100. O objetivo principal de escrever um bom assunto é aumentar a taxa de leitura, um dos principais indicadores de resultados das ações de E-mail Marketing. Se seu usuário está lendo, ele está confirmando que recebeu sua mensagem, e está iniciando um relacionamento com sua empresa.

Geralmente ações de Marketing Direto buscam estimular a resposta do usuário, o famoso call-to-action, você envia a mensagem esperando que ele interaja de alguma forma com sua comunicação (geralmente clicando em algum link ou encaminhando para um amigo).
Essas são as primeiras conquistas: converter não leitores em leitores, para depois transformar leituras em cliques; o usuário Recebe -> Lê -> Clica (e com um bom trabalho->clica, clica, clica…)

Mas como fazer a diferença no meio de tantas mensagens? É preciso muita criatividade na elaboração do assunto, procure informar e apresentar alguma coisa valiosa, instigue o usuário a ler o e-mail; escreva um assunto relevante, se o usuário não encontrar nada relacionado no conteúdo do e-mail ele ficará frustrado; personalize com informações do usuário, nome, cidade, estado e reforce sua marca/produto, o usuário terá mais confiança ao clicar; sempre que possível use uma pessoa diferente de quem criou o e-mail para redigir o assunto; faça um teste com os emails que você recebe: quais assuntos mais lhe atraem? Use a mesma inspiração; evite usar textos muito longos, cada leitor de e-mail mostra um número de caracteres como limite, 50 é um número razoável;

Um ponto de atenção é o fato de que o assunto é um dos primeiros itens analisados pelos provedores na busca por mensagens de spammers, principais inimigos dos profissionais que praticam as boas práticas do Marketing de Permissão, então é preciso cuidado com assuntos que levem palavras já tarimbadas por mensagens enviadas em massa. Algumas ferramentas de envio já oferecem recursos para analisar a chance de sua mensagem ser classificada como SPAM antes de efetuar o disparo, isso pode lhe garantir alguma segurança.

Construir um bom assunto faz toda a diferença nos resultados de suas ações de E-mail Marketing, dedique-se para criar algo interessante, incentivando a leitura da mensagem, lembre-se que o início do relacionamento começa com um bom assunto, e o próximo objetivo é transformar as leituras em cliques…

“Artigo publicado no portal de marketing direto da Zartana