Conheça a versão da sua loja em osCommerce

Uma questão que muitos utilizadores colocam habitualmente relativamente ao osCommerce é a de saber qual a versão que estão a utilizar e qual a cronologia da mesma.

Não partindo da primeira versão que viu a luz do dia, e excluíndo a versão 3 com as suas versões alpha e beta, o osCommerce que vemos disponibilizado nalguns sites, ou que vem junto com templates comprados, é normalmente o osCommerce 2.2.

Contudo dentro desta versão podemos encontrar releases que corrigem um conjunto de bugs ou aumentam funcionalidades a esta solução de comércio electrónico.

Assim, vejamos uma lista das versões do osCommerce:

– osCommerce 2.1
– osCommerce 2.2
– osCommerce 2.2 MS1
– osCommerce 2.2 MS2
– osCommerce 2.2 MS2 060817 (igual à MS2 com correcção de bugs e outros updates)
– osCommerce 2.2 RC1 (é a 060817 com novas funcionalidades, inclusivé com alterações nas tabelas da base de dados )
– osCommerce 2.2 RC2 (é a RC1 com correcção de bugs)
– osCommerce 2.2 RC2a (é a RC2 com correcção de bugs)

As versões RC já são versões que se aproximam da tão esperada versão 3.

De referir que com a saída desta versão será definitivamente adoptado o nome “osCommerce Online Merchant” em vez do vulgarmente usado osCommerce.

Para conhecer então qual a versão que se encontra instalada quando se compra um pacote do osCommerce com template comercial, pode-se proceder do seguinte modo:

Procurar, no directório principal onde temos o osCommerce, a pasta includes, aqui procurar pelo application_top.php e procurar o seguinte pedaço de código:

[highlight]1. define('PROJECT_VERSION'[/highlight]

A partir daqui já é possível ver qual a versão do osCommerce que está a usar. Como exemplo, numa das minhas instalações eu vejo,

1. define('PROJECT_VERSION', 'osCommerce Online Merchant v2.2 RC2');