Converta o e-mail marketing em vendas

Conhecer como funciona o e-mail marketing e ter boas habilidades para redigir não bastam. É preciso saber como desenvolver um conteúdo vendedor.

Conheça o seu cliente

Um conteúdo bem elaborado, atrativo, com uma boa oferta, por exemplo, pode não funcionar se o público não for o adequado. O perfil e os interesses do destinatário precisam ser previamente detectados e irem ao encontro de sua ação. Sem isso, a campanha provavelmente o frustrará e poderá, inclusive, passar uma imagem ruim da sua empresa. Conheça a base de dados, o perfil e as preferências. Trabalhe-a construindo segmentos por interesses.  Isso fortificará sua marca e evitará que o destinatário clique em opt-out (exclusão da base de dados) por excesso de tentativas de vendas de soluções ou produtos indesejados.

Saiba o motivo que leva o cliente a comprar seu produto

Antes de definir o conteúdo, pergunte-se: Qual o motivo que leva o cliente a comprar meu produto ou serviço? Elabore uma ação estratégica pensando em levar ao destinatário algo necessário ou desejado, que o motive a ir em frente e não abandonar a campanha. Descobrindo o motivo que leva o cliente a comprar o seu produto ou serviço, será mais fácil conseguir atender as expectativas e satisfazê-lo.

Fale diretamente com o cliente

Construa o conteúdo preocupando-se com a linguagem que seu cliente está acostumado. Redija um texto amigável, que seja comum para ele. Personalize a mensagem, fale direto com o cliente, fazendo com que ele se sinta especial.

Cumpra a promessa

Use a linha de assunto com cuidado, ela é muito importante. Preocupe-se em cumprir o que ela promete. Lembre-se que a linha de assunto deve ser coerente ao conteúdo. Se for uma pergunta, preocupe-se em responder. Se a idéia é transmitir informações, faça isso. Não misture colocando uma oferta de produto quando o que se espera é um conteúdo informativo com dicas e artigos, por exemplo. Preocupe-se sempre se o conteúdo está correto, cumprindo o que foi prometido e se você está oferecendo o que a base – previamente segmentada – busca.

Chame a atenção

Crie links no conteúdo do texto que chamem a atenção e sejam relevantes para o cliente. Já que a intenção é vender, aproveite para destacar o link com um benefício. Dê ao cliente uma boa razão para clicar, ofereça um forte incentivo e o coloque como link.

Não arrisque

Se você não se sentir seguro para desenvolver o conteúdo ou criar uma campanha, não arrisque. O nome da sua empresa está em jogo. Contrate especialistas e utilize uma ferramenta para os envios que mensure a ação e que ofereça relatórios que possibilitem a análise do ROI (Return On Investment). Assim você poderá, realmente, medir os resultados do trabalho desenvolvido.

(Artigo publicado no site Virtual Target

Deixe uma resposta