Evitar problemas no envio de email marketing

Antes de enviar uma peça de email marketing alguns detalhes devem ser observados, pois o sucesso da ação depende, inicialmente, da recepção e visualização da mensagem enviada.

Elaboramos uma lista de dicas importantes que podem funcionar como um “checklist” para detectar problemas no template a ser enviado.

A maioria das dicas surgiram baseadas no estudo das principais dificuldades encontradas pelos nossos clientes durante a produção do template, outras já são velhas conhecidas dos profissionais que trabalham com web.

Otimize as imagens para web

Utilize sempre imagens jpg ou gif com 72dpi.

Evite usar imagens .gif de 1px X 1px

Evite utilizar imagens .gif de 1px X 1px para criar espaços entre elementos. Muitos spammers utilizam esta técnica e isto pode fazer com que seu template receba alguma pontuação ou seja classificado por spam. Se precisar inserir um espaço vazio entre elementos, crie uma TD vazia ou utilize a tag de quebra de linha.

Recorte das imagens e montagem do HTML

Quando uma determinada área do seu template possuir uma cor chapada, você pode optar por inserir essa cor no código HTML, ao invés de inserir uma imagem com cor chapada.

artigo-1

Utilize a tag “map” para criar links nas imagens, isso diminui a possibilidade da sua mensagem ser classificada como spam.

Utilize target=”_blank”

Nos links utilize sempre o target=”_blank”.

Não esqueça de trocar o caminho das imagens no HTML

Antes de enviar o template certifique-se se o caminho de todas as imagens está correto.

Visualize o template sempre no Firefox e IE.

Para garantir que o layout de seu template seja visualizado perfeitamente procure fazer testes utilizando o Internet Explorer e Firefox.

Personalize sua mensagem

Personalize sua mensagem usando os campos adicionais da ferramenta, haverá uma pequena diferença no texto de cada mensagem e isso diminui a possibilidade de classificação como spam.
Ex.: utilize o @NOME no assunto do e-mail ou no corpo da mensagem.

Uso de palavras bloqueadas

Se for imprescindível o uso de palavras que possam ser barradas pelos antispams, gere uma imagem dessa palavra. No exemplo abaixo, o texto contém palavras barradas pelos antispams, por isso, foi gerada uma imagem de todo o texto e as áreas onde haviam links foram mapeadas.

artigo-2

Crie contas em emails gratuitos para testar os templates.

Para testar o layout e verificar se a sua mensagem será classificada como spam crie contas de email gratuitas (hotmail, yahoo, ig, gmail, etc.) e faça envios de teste.
Fazendo isso você garante que sua mensagem será visualizada corretamente pelos usuários e, verifica se o template poderá ser classificado como spam em vários provedores diferentes.

Evite enviar um formulário por email

Utilize um link que envie o usuário para o seu site onde ele preencherá todas as informações.

Artigo publicado no site Virtual Target