O que é um Certificado Digital?

Actualmente a utilização de certificados digitais, é um dos requisitos de segurança e protecção de dados na Internet ou numa rede local.

Mas o que é um  Certificado Digital?
O Certificado Digital é um conjunto de informação organizada em forma de bits, que do mesmo modo que um documento de identificação em papel, tal como o Bilhete de Identidade, identifica o seu titular.
Alguns dos serviços utilizados na Internet, tal como, o acesso á nossa conta bancária, o acesso ao site do Ministério das Finanças e outros, utilizam o certificado digital como método de comprovação da identidade perante outra pessoa ou máquina.
Hoje em dia muitas empresas e entidades associativas utilizam para a comunicação por mail o recurso a estes certificados.

Como funciona no mail o certificado?
Se o seu programa de e-mail tiver acesso a um certificado sempre que for enviado um mail este vai assinado digitalmente.
A assinatura digital garante-nos, certifica, que o e-mail e portanto o seu conteúdo não foi alterado, garantido deste modo que aquilo que foi enviado na origem é o que chega no destino.
Com um certificado digital, sempre que se envia uma mensagem, o que ocorre é o envio da chave pública do seu Certificado Digital anexado à mensagem, juntamente com outras informações que garantem a integridade do correio enviado.
Para que a integridade da informação seja garantida é feito o recurso a algoritmos de encriptação de dados. A utilização destes algoritmos faz com que sejam geradas duas chaves, uma pública e outra privada. A chave pública, que está presente no certificado digital, é usada para encriptar dados a serem enviados ao dono do certificado. Já a chave privada, que só o dono do certificado conhece, serve para desencriptar a informação que foi encriptada com a sua chave pública.

Como criar um certificado digital?

Existem actualmente muitas empresas que vendem estes serviços, em Portugal os Correios providenciam este tipo de serviço.
Uma das empresas conhecidas mundialmente é a http://www.thawte.com que permite que seja criado um certificado digital de modo gratuito. Acedendo ao site da thawte (clique em “get your free personal email certificate”). De notar que neste caso o o certificado será mais simples, isto é, não terá todos os campos existentes em um certificado comercial, tal como por exemplo o nome da empresa, embora seja possível com o recurso a um conceito que a thawte implementou, os Notários, a personalização do certificado.

Deixe uma resposta