O que significa SEO?

SEO é um abreviação do termo em inglês “Search Engine Optimization” que significa em português “Optimização para Motores de Buca”. O termo em português mais utilizado é Optimização de Sites para motores de busca, enfatizando o foco no Website.

SEO é o conjunto das ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho de um website – ou mais específico, das páginas de um website – nos motores de busca da Internet.

Considerado hoje em dia como uma importante área de actuação de Marketing na Internet, O SEO ganhou popularidade e atenção com o crescimento do número de websites e a popularização da busca por informações, produtos e serviços através da Internet.

Para responder às empresas com o objectivo de obter mais visibilidade para os seus produtos e serviços nos resultados dos motores de busca como Google , Yahoo! e MSN , surgiram empresas de SEO e consultores SEO com conhecimentos em melhorar o destaque de websites empresariais, obtendo resultados significativos em termos de visitas para o site e negócios para a empresa.

Hoje em dia, SEO tornou-se numa indústria profissionalizada e estabelecida, o que se reflecte nos inúmeros congressos, seminários, cursos universitários e centenas de livros e publicações produzidas pelo ramo no mundo inteiro.

História do SEO

As primeiras técnicas de SEO surgiram logo após o lançamento dos primeiros motores de busca na Internet. As pessoas descobriram que era possível obter, para os seus websites, posições nas primeiras páginas dos buscadores quando internautas realizavam buscas por informações. Para tanto, era necessário fazer alterações nos códigos HTML dos sites. Outras técnicas utilizadas para obter as tais posições eram (e são até hoje) incluir links de referência para a página de outros sites e possuir mais conteúdo em cada página.

Como os algoritmos usados pelos motores de busca para determinar as posições de cada site na página de resultados eram razoavelmente simples, logo apareceram mais e mais websites “optimizados” nos resultados, mas, por regra, esses sites não tinham muita relevância para o termo de busca digitado.

Esse tipo de spamming dos buscadores foi nomeado “Black Hat SEO ”. Mesmo com muitas empresas e profissionais fazendo SEO para websites de forma ética e construtiva, o spam-SEO por muito tempo marcou de forma negativa o SEO em geral.

Liderado pelo Google, os motores de busca começaram a melhorar e a especificar os algoritmos para prevenir que websites que tentam enganar os sistemas pudessem ter boas posições. Além disso, websites utilizando técnicas de Black Hat SEO foram e são banidos dos buscadores. Assim, os buscadores deixam espaço para websites que realmente possuem importância para os internautas que usam o buscador.

Enquanto ainda há muitas pessoas e empresas no ramo que usam ferramentas e técnicas de SEO não-autorizadas e anti-éticas, a maioria dessas empresas, hoje em dia, percebe que é muito difícil obter resultados enganando os motores de busca. Isto beneficiou substancialmente os internautas que usam os buscadores e as empresas de SEO que trabalham de forma ética e construtiva.

Só empresas com conhecimento e expertise podem tornar um website empresarial numa referência na Internet, com foco em aumentar o número de visitas realmente relevantes para a empresa. Facilitando o seu website para os seus clientes potenciais e focando para que as páginas do site possuam o que os seus clientes procuram, as técnicas de SEO fazem uma grande diferença entre os que têm sucesso e os que ficam para trás na Internet.

SEO e Marketing

A Optimização de Sites (SEO) é ainda vista por muitas empresas como responsabilidade dos webmasters, departamentos de TI ou empresas de Web design. Considerando que foram esses que desenvolveram o website, não é estranho também estender as responsabilidades deles para o controle sobre o desempenho do website.

Porém, com o crescente uso da Internet como fonte para procura de serviços e produtos por potencias clientes, o seu website torna-se mais e mais uma ferramenta poderosa de Marketing para sua empresa. Assim, a responsabilidade sobre o conteúdo e sobre o destaque do seu website deveria pelo menos incluir os seus departamentos de Marketing (e Vendas)!

A dificuldade de Website Marketing, é que para obter sucesso é necessária uma combinação de conhecimentos de marketing e publicidade, conhecimentos dos produtos e conhecimentos técnicos para criar e optimizar um website.

É fundamental lembrar que Optimização de Websites não é uma ferramenta de criação de websites, mas uma ferramenta de Marketing e Vendas.

Serviços de SEO

Um projecto de SEO para um website já estabelecido, normalmente abrange os seguintes componentes:

* Limpeza de Código HTML existente
* Criação de Código HTML optimizado para os buscadores (incluindo títulos, meta-descrições, headings, etc)
* Adaptação de técnicas ilegíveis para buscadors (como Frames e Flash)
* Construção de links de referência de websites relacionados e/ou relevantes
* Navegação e links internos do website
* Criação e adaptação de Conteúdo do website
* Criação de páginas de entrada para facilitar visitantes que procuram produtos específicos
* Monitoramento de estatísticas do website
* Estudo do desempenho do site nos buscadores e aperfeiçoamento

Baseado em artigo publicado em brane.com.br