Software para CRM

As ferramentas de CRM existem há apenas uma fracção de tempo. Estas ferramentas não podem ser vistas de modo único como uma aplicação de software, preferencialmente devem ser entendidas como uma estratégia para o negócio.

Elas ajudam a organizar grandes volumes de informações pertinentes ao relacionamento entre as empresas e seus clientes, principalmente em companhias com milhares deles, nas quais qualquer tentativa de gestão seria impossível sem uma boa ferramenta de CRM.

Porquê um CRM?

Uma aplicação CRM é útil senão necessária a toda a empresa que tenha clientes, e quanto maior o seu número maior a necessidade da sua utilização.

A sua utilização traz variados benefícios para uma empresa, tais como, a redução de custos, a redução do ciclo de compra e venda dos produtos e serviços, maior produtividade profissional e interacção entre as partes interessadas e a agilidade para apresentar os produtos e serviços e esclarecer eventuais dúvidas, eliminando barreiras logísticas.

Qual o Melhor CRM?

Felizmente o número de soluções actualmente é bastante extenso, cada empresa deverá procurar aquele que melhor responda às suas necessidades, aquele que apresente menos custos quer pelo preço em si quer pelo tempo e dinheiro gasto à sua implementação.

Uns terão mais vantagens do que outros certamente, maior ou menor número de funcionalidades, simplicidade de funcionamento ou não. Só um estudo cuidado pode levar à escolha de uma ou outra solução no mercado.

Exemplos de CRM(s)

Três nomes de referência vTiger SugarCRM TinyERP

Outros CRM(s):

Zoho CRM: http://www.zohocrm.com/

Averiware: http://www.averiware.com

Free CRM: http://www.freecrm.com/

SalesJunction: http://www.salesjunction.com/

Solve360: http://www.norada.com/

Opentaps: http://www.opentaps.org/

Tustena: http://www.tustena.com/crm/opensource.aspx

Compiere: http://www.compiere.com/

RightNow: http://www.rightnow.com/

Salesboom: http://www.salesboom.com/

Relenta CRM: http://www.relenta.com

EGS: http://www.enterprisegroupwaresystem.org/

Ohioedge: http://www.ohioedge.com/

openCRX: http://www.opencrx.org/

Oracle CRM On Demand: http://www.crmondemand.com/