Soluções anti-skimming

A ADT, fornecedor líder europeu de soluções de segurança electrónica e detecção de incêndio, apresenta uma gama de soluções anti-skimming para ajudar a prevenir a fraude resultante da clonagem e contrafacção de cartões de crédito e débito no continente europeu.

A clonagem e contrafacção de cartões em caixas automáticos (ATMs) são um problema crescente a nível internacional. De acordo com a European ATM Security, uma entidade que representa a indústria de ATM, os números indicam um crescimento de 32 por cento dos incidentes declarados sobre clonagem e contrafacção de cartões na Europa entre 2005 e 2006. As perdas resultantes dos ataques contra a rede de ATM foram superiores a 306 milhões de Euros em 2006, sendo a grande maioria destes atribuídos à clonagem de cartões.

A ADT estabeleceu uma aliança estratégica com a TMD Security, uma empresa líder em tecnologia contra este tipo de fraudes e criadora da gama de produtos Card Protection Kit + (CPK+). O conjunto de produtos CPK+, disponíveis através da ADT, oferece protecção aos utilizadores das ATM e dos terminais de self-service (SST), utilizados por exemplo para a aquisição de bilhetes de comboio ou metro, mas também para as empresas que disponibilizam este tipo de serviços aos seus clientes.

As soluções CPK+ podem proteger as ATM e os SST que dispõem de leitores de cartões motorizados ou não. Estão disponíveis vários produtos de protecção contra todos os tipos de tentativas de clonagem de cartões que vão desde dispositivos colocados sobre a ranhura de entrada do cartão, a coberturas falsas sobre toda a superfície do ATM ou do SST até dispositivos situados na entrada de um átrio onde se encontram as ATM ou SST. Em todos os casos, a tecnologia desenvolvida torna impossível a captação de dados do cartão que está a ser utilizado, uma vez que emite um sinal que bloqueia o dispositivo de clonagem.

A tecnologia oferece várias vantagens únicas. Ao desactivar o funcionamento do dispositivo de clonagem, permite o normal funcionamento da ATM ou SST, o que significa que não há interrupção do serviço ao cliente e que não é necessária a intervenção do fornecedor de serviços, o que resulta num menor tempo de inactividade da máquina e menores custos para o operador. Além disso, o CPK+ pode enviar um alarme silencioso para o proprietário da ATM ou SST logo que registe que está a acontecer uma actividade criminosa. A gama de produtos é também fácil de instalar, não sendo necessários ajustes de software para que funcione com a ATM ou SST e a solução não é visível do exterior da máquina.

“O dinheiro retirado de maneira fraudulenta das ATMs é o método preferencial dos criminosos que utilizam a clonagem e contrafacção de cartões, e existem actualmente mais de 330 000 ATMs na Europa”, afirma Ken Scotland, Vice-Presidente de Vendas Comerciais da ADT Europa, Médio Oriente e África. “Este novo conjunto de produtos, combinado com a nossa experiência no sector financeiro e bancário, vai ajudar a enfrentar este problema e a proteger tanto os clientes como os fornecedores de serviços.”

A família de produtos CPK+ está a ser progressivamente distribuída na Europa. Já existem casos de sucesso de implementação no Reino Unido por alguns dos mais conhecidos grupos bancários.

Fonte: ADT Portugal

Deixe uma resposta