Tendências Chave para o eCommerce

Uma grande parte das empresas mundiais está presente no mercado através de comércio electrónico. Podemos referir grandes empresas de telecomunicações, como a Deutsche Telekom, Critish Telecom, Bell South, Telefonica, Telecom Italia, bem como muitas outras empresas, como a Levi Strauss, Pentax Disney, ou Nokia. Há que entender os motivos e as tendências do comércio electrónico.

Lojas multi-língua englobam mais mercado

A utilização de uma loja que suporta mais do que um idioma tem a vantagem de internacionalização do comércio. Cada idioma que a loja suportar, significa mais um acréscimo de clientes para a loja.

Contas de cliente com self-service

Dar liberdade ao cliente para gerir a sua conta permite que este ganhe confiança no comércio electrónico. O cliente, ao aceder à sua conta online, poderá usufruir de serviços que servem como vantagens no seu comércio (por exemplo, processo informativo de progressão de entrega de encomenda).

Newsletters sofisticadas com informação centralizadas no cliente

As newsletters são um excelente elemento de marketing para o mercado, permitindo manter o cliente actualizado relativamente a novos produtos, serviços ou promoções. A newsletter é enviada a clientes, pelo que a sua informação deve ser centralizada no seu alvo.

Suporte online ao cliente

Ligações directas entre lojas e call-centers, utilizando VoIP

O suporte ao cliente é um dos elementos mais importantes na fidelidade e confiança do cliente. Quando um loja tem um bom suporte para processos de suporte, implica que o cliente tenha confiança na loja. Assim, ao ser disponibilizado um serviço de suporte fiável e de baixo custo, como é o VoIP, só pode ser uma vantagem para a loja.

Catálogos online com multimédia

animações, sequências de vídeo e áudio

Uma das dificuldades do cliente ao comprar numa loja online é ter a percepção correcta do que está a comprar. Normalmente o cliente vê a loja online e desloca-se à loja para poder ter uma percepção enriquecida do produto que está a comprar. Entretanto volta para casa e faz a compra online. A loja online deve ter um suporte que forneça ao cliente elementos que ajudem à percepção do produto em causa (por exemplo, animações 3D, em que o cliente pode rodar ou ampliar o produto).

Processo informativo verdadeiro sobre a distribuição e ciclo de entrega da encomenda

Na loja online deve ser possível ao cliente verificar o estado da sua encomenda quanto à sua progressão de entrega. Esta funcionalidade permite que o cliente esteja preparado para uma entrega do produto comprado, ou saber que a encomenda ainda não saiu da loja. A possibilidade de acompanhamento por parte do cliente fornece-lhe confiança.

Garantia de pagamento online para o comerciante através de Visa e Mastercard

Para o comerciante, a venda através de Visa ou Mastercard representa um pagamento garantido e seguro. Existe aqui uma relação directa entre o comerciante e o cliente. O comerciante pretende ser pago de forma segura pelo produto que vende, e pretende que o cliente se sinta seguro e confortável ao comprar na sua loja.

Garantia de devolução para o cliente

A presença de um processo de devolução do produto com 100 por cento de retorno é importante para o cliente. O cliente ganha assim confiança para comprar na loja.

Aumento da eficiência de processos através da integração de um ERP

A integração da loja online com um ERP aumenta a eficiência de processos dirigidos ao cliente. Esta integração permite uma fácil transição de dados entre o ERP e a loja online. A coerência de dados internamente com o que o cliente poderá verificar na loja é importante para que não existam enganos que são suficientes para arruinar a confiança na loja online.

Adaptação do desempenho com sistemas de alojamento

O desempenho de uma loja deve ser equivalente ao esperado pelo cliente. Se a simples abertura das características de um produto demorar muito tempo, ou mais tempo do que o esperado pelo cliente, este não hesitará em procurar outra loja que lhe satisfaça o pedido, e provavelmente não voltará á loja em questão. É importante existir a possibilidade de um sistema que se adapte ao número de clientes que visitam a loja, de forma a poder satisfazer o cliente.

O sistema de cupons está cada vez mais popularizado na comunidade de clientes de lojas online

A utilização de cupons é uma estratégia de marketing por dois grandes motivos. Em primeiro lugar, a oferta de cupons é publicidade à loja. Em segundo lugar, a oferta de algo desperta sempre a atenção do cliente. Por vezes, o cliente sente-se obrigado a comprar só para não perder a oportunidade.

Facturas online através de documentos PDF com assinaturas de validação digitais

As facturas digitais são uma realidade já implementada em lojas online. Existem empresas que, através de uma assinatura digital atribuída a documentos, permitem que a factura digital seja um documento de confiança, que é aplicado tanto ao comerciante como ao cliente.

13. Integração da loja em motores de procura, portais e mercados electrónicos

É possível a integração dos produtos de uma loja online com motores de procura. Este processo é baseado em protocolos normalizados que permitem a disponibilidade do produto de uma loja em portais que têm um grande número de visitas. Através desta funcionalidade, a loja está sujeita a um maior leque de visita aos seus produtos. Este processo pode ser efectuado rápida e facilmente com ferramentas que assim o permitam.

Marketing pode ser directamente aplicado através das lojas online

A possibilidade de uma loja online poder enviar newsletters aos seus clientes, a inclusão de cupons em newsletters, a disponibilização de produtos em marketplaces à velocidade de poucos cliques, a análise de visitas à loja através de mecanismos que registam estatisticamente o comportamento do cliente… são funcionalidades de marketing que hoje em dia são indispensáveis às lojas online.

Conteúdos normalizados através de RSS-Feeds e catálogos normalizados

Para um melhor aproveitamento de funcionalidades do comércio em geral, a utilização de formas normalizadas de tratamento de conteúdos permite a utilização correcta de funcionalidades que incrementam o desenvolvimento do comércio da loja.

Artigo da autoria da Sinfic

Deixe uma resposta