Dicas para diminuir o descadastramento de emails

O descadastramento de emails, mais conhecido como Opt-Out, quer dizer que um usuário quer ser retirado de uma determinada lista de emails. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas você pode evitá-los, veja como:

– Atenção a frequência para enviar seu email marketing
Muitas vezes o excesso de mensagens enviadas é a causa da decisão de seus destinatários cancelarem o recebimento de  emails. Você pode oferecer aos seus destinatários uma opção para alterar a freqüência das mensagens enviadas, quando clicarem no link de cancelamento.  O que também pode ser previsto no momento em que o destinatário se cadastrar para o recebimento de seus emails.

– Proporcionar formas alternativas de manter contato

É importante que seus destinatários saibam que  há outras maneiras para que permaneçam em contato, forneça links para seu site, blog, feeds e quaisquer outros meios de comunicação.

– Deixe o destinatário opinar sobre as mensagens recebidas

Disponibilize no email marketing alguma maneira em que o destinatário possa opinar sobre a mensagem. A forma mais usada é um campo contendo o seguinte texto: “Que nota você dá ao conteúdo dessa newsletter”, seguido por uma seqüência numérica, de 1 a 5, onde o número 1 é ruim e o número 5 é muito bom.

– Pergunte aos assinantes o por quê do cancelamento da inscrição
É importante saber porque seus contatos estão cancelando o recebimento de emails. Forneça aos seus destinatários, um formulário de resposta voluntária, quando clicam no link de cancelamento. Isso lhe dá informações valiosas no que diz respeito ao motivo do cancelamento. Você pode usar essas informações para evitar que outros assinantes possam cancelar pelo mesmo motivo.

– Dê aos assinantes o que eles estão procurando
Seus assinantes esperam que você cumpra determinadas expectativas. Se você não der o que eles querem, não terão razão para continuarem inscritos em sua base.  Se você prometeu enviar emails informativos, evite colocar conteúdo promocional dentro da sua mensagem.
• Forneça aos destinatários uma lista de temas e assuntos que preferem receber, já no formulário de cadastro.
• Também é importante proporcionar-lhes a opção de cancelamento apenas a partir de um determinado tema ou assunto.
•Analise seus relatórios e faça uma lista sobre os temas e promoções que conseguem a melhor resposta de seus destinatários para adequar o seu e-mail.

Seguindo essas dicas, além de melhorar o relacionamento com sua base de contatos, você também pode diminuir a taxa de opt-out.

Deixe uma resposta