Evitar erros no envio de email marketing

Depois  de todo o processo  de desenvolvimento do  email marketing, é preciso testar e verificar alguns detalhes antes do envio. Leia algumas dicas:

Todas  as imagens estão hospedadas? Se as imagens de seu email marketing não estiverem hospedadas na web, não serão visualizadas pelo destinatário quando ele abrir a mensagem. Isso significa que o endereço do src da tag de imagem deve ser do tipo http://www.exemplo.com.br/imagem.jpg

Todas  as imagens importantes  estão com o atributo  Alt definido? Alguns clientes de email bloqueiam as imagens quando o endereço de remetente não for conhecido (não constar no catálogo de endereço do destinatário). Nesta condição o destinatário verá apenas os textos alternativos definidos no atributo alt.

Os  links estão corretos? Teste todos os links da sua mensagem e verifique se estão levando para o lugar certo. Lembre-se de que todos os links devem conter o atributo target=”_blank”. Isso garante que os endereços de destino serão abertos em novas janelas.

As informações contidas na  mensagem estão corretas? Leia e releia todos os textos de sua mensagem, pois qualquer informação incorreta pode levar à má interpretação pelo destinatário.

O  endereço de remetente  é válido?
É importante que o endereço de email do remetente exista e esteja ativo para receber respostas. Caso as respostas precisem ser direcionadas para outro endereço, verifique se este também está correto.

O  email marketing foi  testado em todos os  clientes de email? Esse é um dos passos mais importantes do check list. Teste seu email marketing nos webmails e clientes desktop mais utilizados. Se possível, faça o teste dos webmails em diferentes browsers, pois o Internet Explorer e o Firefox, por exemplo, renderizam o HTML de diferentes formas.

O tamanho da mensagem  está adequado? Verifique se o HTML tem até 30kb e se a soma das imagens resulta em até 100kb. Se esses limites forem ultrapassados, sua mensagem pode demorar para carregar.

A base de contatos para  a qual será enviada  a mensagem está correta? Uma mensagem enviada a um destinatário indevido pode causar transtornos para a empresa remetente ou para o próprio destinatário.

A  data e o horário  do envio estão corretos? A última etapa do check list é a confirmação do envio. Verifique se o dia e o horário escolhidos estão de acordo com suas melhores taxas de visualização e cliques.