Transferir o Magento de um servidor Local para um servidor Online

A seguir descreve-se o processo utilizado para a migração de uma loja em magento instalada num servidor local (XAMPP), para um serviço de alojamento comercial.

Servidor Local

1. Aceda à área de administração da sua loja e altere a configuração > web > unsecured link & secured link para {{base_url}}

2. Esta alteração vai-lhe permitir prevenir possíveis erros no caminho para os ficheiros quando tiver movido a sua loja para o servidor de produção.

3. Altere as definições de cache para  refresh e guarde as alterações.

4. Abra o PHPMyadmin http://localhost/phpmyadmin/ e seleccione a sua base de dados da loja magento.

5. Vai agora efectuar uma cópia da base de dados (também conhecido como dump). Para o efeito use as seguintes definições: deixe todas as opções como estão por omissão e faça “save file as” e não utilize qualquer tipo de compressão.

6. Agora crie uma cópia (comprimida ou não) do seu directório media do magento (zip, tar, etc).

Servidor Produção

1. No painel de controle da sua conta de alojamento, crie uma nova base de dados, de preferência utilize o mesmo nome para a base de dados, nome de utilizador e password.

2. Descarregue e envie para o seu directório web no servidor a última versão do magento Commerce. Pode enviar o magento no formato compactado ou descompactado, o primeiro será o ideal pois ganha em no tempo gasto no upload e poderá usando o seu painel de controle descompactar o ficheiro enviado.

3. Instale uma nova cópia do magento usando as mesmas definições para a base de dados (a introduzir durante o processo de instalação).

4. Depois de ter terminado com sucesso a instalação, via FTP, faça o upload da sua pasta media que tem no servidor local e algum template que possa estar a usar como design para a loja. Certifique-se que os directório enviados e os ficheiros respectivos ficam com as permissões correctas, geralmente (777).

5. De seguida elimine o conteúdo de var/cache e var/session, directórios que residem no directório principal da sua instalação magento no servidor de produção.

6. Dentro do painel de administração do seu alojamento procura pela opção para a gestão de bases de dados (phpmyadmin, geralmente). Depois de ter acedido à sua base de dados magento pelo phpmyadmin, seleccione todas as tabelas e dê o comando para as eliminar (drop). Atenção o pedido não é para eliminar a base de dados, mas sim as tabelas que a constituem.

7. Ainda no phpmyadmin e usando a ferramenta de importação, faça a importação da bse de dados que obteve (ponto 5) do seu servidor local.

8. Aceda à área de administração da loja e altere {{base_url}} de modo a ficar agora o domínio onde será servida a loja, (e.g. www.mymagentostore.com).

9. Finalmente, efectue um refresh da cache e renove os URLs da loja.

10. Depois de completo o processo compare a sua instalação local com a do servidor online para porventura verificar se algo não está a funcionar correctamente.

8 Comments

  • Pedro William 14 Janeiro, 2012 Reply

    Olá amigo, estou com um probleminha na migração de uma pasta de desenvolvimento, que criei para testar o magento e configura-lo de acordo com minha loja, para a pasta root do meu domínio. A princípio correu tudo bem, mas quando acesso o domínio principal (www.hbimports.com.br) ele não vai para o “index.php” que é o padrão do Magento, e sim vai para a página de erro do servidor de hospedagem… :(

    O estranho é que não é problema no domínio (sendo que é um domínio adicional), pois quando acesso o seguinte endereço: “www.hbimports.com.br/index.php” ele acessa a minha loja perfeitamente, e isso é o que me deixa mais confuso, pois também consigo entrar no Admin por esse meio “www.hbimports.com.br/index.php/pastadoadmin”. :?

    Por fim gostaria de uma solução, lembrando que já configurei a URL base para o novo domínio e caminho principal.

    Obrigado,
    Pedro William

  • Anónimo 14 Janeiro, 2012 Reply

    Obrigado pela ajuda, fiz conforme descrito e funcionou perfeitamente. Também fiz o teste, pegando os mesmo arquivos que estão em local, compactei e coloquei no servidor e segui os passos sem fazer uma nova instalação, funcionou perfeitamente também…
    Valeu e parabens!!!

  • Felippe 13 Abril, 2012 Reply

    fraca demais a EXPLICAÇÃO…ACHO QUE ESQUECEU QUE TEMOS QUE COLOCAR O USUARIO QDO SE IMPORTA UM BD NA HOSPEDAGEM…
    depois de uma noite inteira tentamdo…uruull CONSEGUI….

    • sitesmais 15 Abril, 2012 Reply

      Olá.
      Não estou a entender bem a questão do utilizador na hospedagem. Se está a trabalhar com o Magento é suposto que saiba o mínimo sobre criação de base de dados.

  • Antonio 6 Setembro, 2012 Reply

    Este vale doação via Paypal! Valeu!

    • sitesmais 7 Setembro, 2012 Reply

      Obrigado pelo seu comentário.
      Não é necessário esse tipo de suporte, divulgue o sitesmais, ficamos gratos.
      Abraço

  • Fabio 13 Fevereiro, 2014 Reply

    Venho somente para agradecer este belo material. Foi de grande ajuda. Muito obrigado, mesmo!

Deixe uma resposta