Formato ideal de imagens no email marketing

Entre os formatos PNG, JPEG e GIF de imagens, qual é o ideal para compor o email marketing?
A escolha equivocada pode deixar as imagens bem mais pesadas do que o recomendado. Aumentando o tamanho final da sua mensagem e tornando seu download e abertura mais lentos para o destinatário.?

Veja alguns detalhes de cada formato:

JPG é o mais usado em email marketing, por aliar qualidade de imagem e tamanho otimizado. Aceita diferentes níveis de compressão: quanto maior a compressão, menor a fidelidade com a imagem original. Lembrando que o JPG não suporta transparências.

GIF suporta transparências, e uma imagem salva como GIF, normalmente, tem o tamanho bastante reduzido. Porém, o uso do formato GIF é indicado para ícones ou imagens que não precisam de muitas cores. Outro fator que contribuiu para popularização do GIF é a possibilidade de criar pequenas animações. O GIF animado é a alternativa ideal em substituição às animações SWF no email marketing, porém, o Outlook 2007 exibirá apenas o primeiro quadro da animação por não suportar GIF animado.

PNG tinha como objetivo ser um GIF melhorado e de fato é: assim como o GIF, ele suporta transparências, mas também traz a mesma vantagem do JPG de possuir suporte a 24bits ou 16,8 milhões de cores, mas com um algoritmo de compressão mais eficiente e que não proporciona perda de qualidade a cada vez que é salvo o arquivo.

Porém, as imagens com extensão PNG também trazem algumas desvantagens quando utilizadas no email marketing: as imagens ficam bem mais pesadas do que um JPG (por sua qualidade superior) e as que têm áreas transparentes não são aceitas em versões do outllook anteriores a 2007, pois seu render engine é o mesmo que o do IE6, que não suporta PNG transparente. As áreas que deveriam ser transparentes podem ser exibidas em cinza.

Concluímos que não existe um formato certo ou errado, apenas o mais indicado para cada tipo de imagem. Para ícones, botões e imagens sem degradé, o recomendado é usar GIF, que trabalha muito bem com poucas cores ou cores chapadas e deixa a imagem leve, com poucos bytes. Já uma foto, paisagem ou ilustração com um espectro maior de cores ou mesmo degradé, o recomendado é usar JPG, que salva com uma qualidade boa e não deixa o arquivo pesado. O PNG pode ser utilizado em imagens que exigem a combinação de qualidade superior com áreas transparentes e bordas com alta definição, independente da cor do fundo em que a transparência for aplicada.

Deixar uma resposta