Autoblogging; Agregação de conteúdo

Autoblogging é uma maneira de criar um site cujo blog é “alimentado” automaticamente, regularmente atualizado com conteúdo recente, e de acordo com a sua escolha e interesses. Um processo (metodologia) no que respeita à procura de fontes de conteúdo são sem dúvida as redes sociais.

Os Agregadores de redes sociais como o nome indica, permitem juntar (agregar) num só local (página, website, plataforma) todos os feeds das redes sociais onde marcamos presença – Facebook, Twitter, Google+, Instagram, etc.

O que podemos esperar dos agregadores de redes sociais?

Uma das principais vantagens, será sem dúvida, a possibilidade de apresentação de todos os feeds num só local. Imagine-se o caso de um grupo que contém várias empresas ou várias marcas.

Cada empresa no seu site indica o endereço da sua presença nas redes onde está presente. Podem surgir casos em que uma marca, pela especificidade dos seus produtos ou serviços está presente numa rede em que a outra não está. Isto afigura-se confuso, esta dispersão de conteúdo de relacionamento com o cliente e interessados leva por vezes ao desinteresse e pouca valorização da informação que é veiculada.

Assim, centralizar toda essa informação, agregá-la, num só local, e disponibilizá-la de forma coerente e com apresentação, vai certamente permitir que seja possível um acompanhamento efectivo, sem necessidade de ter uma conta numa ou noutra rede social, pela parte dos interessados em receber toda essa informação.

Exemplos de sites (CMS com um template e plugin específico) cujo conteúdo resulta de agregação:

Gostaria de saber como criar soluções como as anteriores dadas como exemplo? Fale connosco.

Nota: este artigo é inspirado pelo artigo Agregadores de Redes Sociais