Aumentar a taxa de conversão

Todo o varejo online vive se perguntando qual a melhor forma de aumentar o tráfego, e dedicando bastante verba à publicidade para atrair visitantes; mas uma vez que um cliente cai no seu e-commerce, poucos sabem como converter esta visita em uma compra. Transformar visitantes em clientes requer a consideração e melhoria de diversos fatores no seu site. Veja abaixo 8 dicas para convencer os visitantes a comprar na sua loja:

1. O primeiro passo é identificar a sua especialidade de negócio: diga exatamente o que você oferece, e como você se diferencia dos seus concorrentes. Enfatize este diferencial no site e nas suas campanhas.

2. A conversão começa quando você atrai o tipo certo de visitante: certifique-se de atrair um público que esteja realmente interessado no seu produto, e possa comprá-lo – seja específico nos anúncios, pois chamadas muito amplas atraem público que não se qualifica para a compra, e portanto diminui a sua taxa de conversão. Por exemplo, se você só entrega para uma determinada região e não deixa este detalhe claro, pode atrair público de regiões fora da sua cobertura, e gerar falsas expectativas nos clientes.

3. Tenha boa visibilidade nos sites de comparação de preços: você pode até ter lá suas reservas sobre sites de comparação de preços, por sua ênfase exclusiva no valor, mas muitos usuários confiam nestes sites para localizar os melhores produtos para suas necessidades… Você precisa ser pelo menos listado nestes sites para atrair tráfego direcionado e aumentar sua exposição online.

4. Afine suas páginas de chegada: em boa parte das vezes, o cliente chega ao seu site através de uma página de produto, por exemplo, e não exclusivamente através da home. Cuidar de todas as suas portas de entrada é fundamental para a conversão. Verifique suas estatísticas de acesso para ver quais são as suas principais portas de entrada, e trabalhe nelas! Suas páginas precisam vender.

5. Deixe suas páginas prontas para vender: seu objetivo é transformar visitantes em clientes. Suas páginas devem carregar rápido, ter texto suficiente para que os mecanismos de busca façam seu trabalho, e deixar claro o que você vende e o que os clientes vão encontrar. Mantenha estas páginas sempre atualizadas (imagens, data, copyright, textos).

6. Analise seu tráfego: os web-metrics vão lhe dar pistas sobre como seu site está sendo usado pelos visitantes, e quais são as áreas que você deve melhorar para aumentar a conversão. Analise o comportamento do cliente e aumente suas chances de sucesso!

7. Reduza o tempo de carga das páginas: quanto mais rápido sua página carrega, maiores são as chances de atrair o cliente. Para isso, use CSS!

8. Veja o que os visitantes procuram no seu site: seu sistema de busca pode lhe dar informações importantes para aumentar a taxa de conversão da sua loja. Veja o que os clientes buscam no site: você tem o produto? Se sim, ele está em destaque? Por que os clientes estão com dificuldade em localizar este produto? Fique atento também às buscas que não retornam resultados. Isto significa que você tem clientes que procuram produtos que você eventualmente não tem, e se este número é considerável, talvez seja o momento de incorporar estes produtos ao seu mix. Se você tem o produto, mas sua busca não retorna resultados, verifique se os termos utilizados estão cobertos pela indexação do produto na ferramenta de busca.

Um artigo de Natalia Carvalho em IKEDA Blog