Boas práticas E-mail Marketing Parte III

Use comunicação clara e objetiva

Como em toda comunicação para a Internet, evite usar textos muito longos e cansativos em suas peças, utilize o e-mail apenas como uma forma de chamada para o conteúdo. Se precisar apresentar mais informações, convide a acessar seu site, assim você saberá qual o interesse de seus usuários, monitorando os cliques.

Evite usar somente imagens

É comum encontrar campanhas de Email Marketing que contenham apenas imagens. O uso excessivo de imagens em e-mail acaba sendo prejudicial: muitos leitores as bloqueiam, são demoradas para carregar e estudos comprovam que o uso de imagens não aumenta a taxa de resposta, lembre-se que você está usando e-mail e não mala direta. E-mails contendo links ao longo do texto recebem mais cliques que links em imagens, o usuário está mais acostumado a localizar os links em texto. Sempre que usar imagens, não esqueça da tag ALT.

Personalize sua mensagem

Um dos grandes benefícios de campanhas de E-mail Marketing frente às outras formas de Marketing Direto é a capacidade de personalização e segmentação. Explore ao máximo essas vantagens. Pergunte quais são as preferências de seu público, aprenda com a interação dele com suas ações, sempre colete informações relevantes para facilitar a segmentação, comunique-se de forma personalizada, mulheres têm preferências diferentes dos homens, jovens percebem a comunicação recebida diferentemente de adultos, as regiões do país têm hábitos diferentes, não trate todas as pessoas igualmente, explore a facilidade (e baixo custo) do E-mail Marketing para se comunicar com seu público de forma direcionada. O segredo é coletar informações completas de cada usuário.

Pesquise o melhor horário para envio

Essa é uma das perguntas mais freqüentes: qual o melhor dia/hora para envio? A resposta não é simples, depende de uma série de fatores sobre o público e teor da comunicação, mas existe um padrão: de terça a quinta pela manhã, horários nos quais os usuários estão mais propensos a ler e-mails. Para determinar a hora de início do envio é preciso conhecer o tempo para entrega dos e-mails (busque essa informação em sua ferramenta de disparos). Considere sempre que pela manhã os usuário recebem muitos e-mails, você estará competindo com muitos. Experimente diferentes horários, quando encontrar o melhor resultado, tente concentrar suas ações nos melhores horários.

Modere o uso da tecnologia

A preocupação com segurança é crescente na Internet, especialmente em meios tão populares quanto o e-mail. Os principais leitores já vem preparados para bloquear recursos avançados de programação. Evite usar animações em Flash, enviar vídeos e arquivos anexos, utilizar Javascript, ActiveX e Ajax, essas tecnologias devem ser exploradas em seu site, não nos e-mails. Sempre que possível faça uma validação do HTML de sua mensagem para evitar problemas na leitura. Se a sua ferramenta não possui um validador, use as recomendações do W3C (www.w3c.org). A qualidade do código enviado pode alterar as taxas de resposta de suas ações.

“Artigo publicado no portal de marketing direto da Zartana.