Em que consiste o Outsourcing?

O que é o outsourcing?

O outsourcing consiste na terceirização de parte das actividades de uma empresa, visando diminuir os custos e aumentar a eficiência.

Outsourcing tradicional

Consiste na alocação a tempo inteiro de um especialista em determinada área, a médio ou longo prazo. O especialista funciona quase como um trabalhador da empresa, sediado nas instalações do próprio cliente, gozando direito de férias e horários de trabalho normais. No entanto, não existe qualquer relação laboral entre o cliente e o especialista. O cliente paga um valor fixo mensal, podendo a substituição do mesmo com um pré-aviso de 90 dias. Este modelo é raramente utilizado pela Prodigentia. Normalmente utiliza-se em projectos trabalho-intensivo.

Outsourcing limitado

Consiste na alocação de um especialista em determinada área, a curto, médio ou longo prazo, durante um determinado número de horas mensais. O especialista pode desenvolver as suas tarefas no cliente ou na Prodigentia. O cliente paga um valor fixo mensal podendo solicitar a substituição do mesmo com um pré-aviso de 30 dias. Este modelo é muito utilizado pela Prodigentia, em alternativa ao modelo de outsourcing flexível, quando o cliente já sabe de quanto tempo necessita por mês para realizar os trabalhos que precisa.

Outsourcing flexível

Consiste na alocação de um especialista em determinada área sem período definido ou duração mensal pré-definida. O especialista pode desenvolver as suas tarefas nas instalações do cliente ou da Prodigentia. Apenas paga o tempo que utilizar, não havendo responsabilidades fixas nem compromissos de longa duração. Não existem contratos, nem compromissos – simplesmente “pay-as-you-go”. Este modelo é muito utilizado pela Prodigentia, principalmente no primeiro contacto com o cliente, quando ainda é difícil estimar o tempo necessário realizar os trabalhos que o cliente pretende.

Fonte: prodigentia.com