Publicidade OnLine: Onde investir?

Essa é uma que a maioria dos pequenos varejistas se faz. Porém a pergunta correta a ser feita é como investir, como balancear os investimentos e encontrar a medida certa na geração de demanda para o seu e-Commerce. Cada modelo de negócio é diferente entre si, o que exige dos gestores controle cada vez mais próximo das ações de marketing, mas existem algumas pistas a serem seguidas:

1. Faça benchmark: Analise o seu mercado, e veja quem são os maiores vendedores pela Internet em seu segmento. Analise o que eles fazem, onde anunciam e com que freqüência, essa é a primeira dica, certamente a estratégia dos maiores já está baseada em resultado.

2. Defina sua verba: Antes de começar a investir defina sua verba. Provavelmente o valor a ser investido deve vir de uma equação de volume de vendas, margem de vendas e projeção de tráfego.

3. Controle: Melhor que apenas investir em publicidade é poder controlá-la. A sua ferramenta de e-Commerce deve apresentar relatórios de conversão, vinculando tipo de produto com perfil de consumidor à campanha utilizada. Vale à pena investir neste controle para ter economia a médio e longo prazo.

4. e-mail marketing: Os maiores e-Commerce’s enviam centenas de e-mails diferentes toda semana, o que significa que existe uma segmentação muito bem pensada antes de disparar qualquer campanha. Vale a pena ser assertivo, pertinência e relevância são os novos sinônimos da Internet.

5. Busca orgânica: Não custa nada e vende muito!!! Otimize seu site.

6. Links patrocinados: Uma das melhores relações custo X benefício. Mas o resultado apenas aparece se as campanhas forem bem feitas, invista o dinheiro certo da maneira correta escolhendo as melhores palavras e colocando o melhor texto. Textos muito abertos não filtram o seu público, o que pode afetar diretamente suas taxas de conversão. A exposição da marca algumas vezes pode ser mais importante que a divulgação do preço, pense nisso.

7. Portais e Comparadores: Novamente as campanhas devem ser pensadas, as campanhas mal segmentadas, e mal produzidas podem não gerar as taxas de conversão desejadas. Trabalhe bem a marca, coloque os anúncios em áreas de interesse de seus clientes, seja criativo.

8. Mídia offline: Por que não? Afinal o consumidor é multicanal.

Mas vale uma ressalva, uma boa estratégia de marketing não é suficiente para garantir o sucesso do seu e-Commerce. As condições comerciais, a segurança do site e o atendimento ao consumidor são tão importantes quanto.

Artigo da autoria da IKEDA BLOG