Tudo sobre o cartão MBNet

Toda a informação que sempre quis saber sobre o que é o cartão MBNet e para que serve.

 O que é o MBNet?

 O MBNet é um serviço inovador, disponibilizado pela SiBS, Unicre e por grande parte dos bancos que exercem actividade em Portugal, para a realização de compras com seu cartão (débito ou crédito), em qualquer loja virtual nacional ou estrangeira, pela internet, telefone, e-mail ou fax, com garantias acrescidas de segurança.

Que vantagens apresenta o MBNet sobre os meios de pagamento tradicionais?

A grande vantagem em utilizar o MBNet é a segurança. Com o MBNet não é necessário disponibilizar ao comerciante os dados do cartão bancário, uma vez que, com a adesão ao serviço, o utilizador recebe uma identificação e um código secreto, dados que permitem a criação de um cartão temporário com uma duração e plafond limitados, que é usado, em cada compra, em substituição dos dados do cartão bancário real.

 O que é necessário para utilizar o MBNet?

Ter um cartão de débito ou de crédito emitido por uma instituição financeira participante.
Ter realizado uma adesão ao serviço e, dessa forma, receber a identificação MBNet e o respectivo código secreto.

Onde posso utilizar o serviço MBNet?

O serviço MBNet pode ser utilizado para efectuar pagamentos em qualquer comerciante nacional ou estrangeiro que aceite pagamentos com a marca de sistema do cartão com que efectuou a adesão ao serviço (American Express, MasterCard ou VISA).

Alertamos que, por motivos de segurança, os cartões temporários gerados pelo MBNet têm um período de validade de 30 dias e estão limitados a um montante máximo. Por consequência não se aconselha a sua utilização em sistemas que necessitem de um uso recorrente de um mesmo cartão.

Como posso aderir ao MBNet?

Para aderir ao MBNet terá de ser titular de um cartão (débito ou crédito) emitido por uma Instituição Financeira Participante no sistema. A adesão é gratuita e pode ser realizada em qualquer Caixa Automático da rede Multibanco ou, através dos canais disponibilizados pelo banco emissor do cartão.

No caso de efectuar a adesão no Caixa Multibanco deverá realizar os seguintes passos:

  1. Introduza o cartão bancário e digite o respectivo código secreto;
  2. Escolha a opção “Serviço MBNet”;
  3. Digite o código secreto MBNet pretendido (6 algarismos) o qual deverá memorizar;
  4. Digite novamente o código secreto MBNet para confirmação;
  5. Indique, caso pretenda (pois é opcional), o montante máximo de compras por dia, num mínimo de 5 euros;
  6. Confirme os dados introduzidos.

No final da transacção obterá um talão onde consta a sua identificação MBNet, a qual será utilizada, juntamente com o seu código secreto, para efectuar as suas compras online.
Por motivos de segurança, o código secreto não é impresso no talão.

Como devo proceder para efectuar pagamentos com o MBNet?

Caso o comerciante permita o pagamento com a marca de sistema do cartão (American Express, MasterCard ou Visa) com que efectuou a adesão ao MBNet, deverá aceder directamente ao site MBNet – www.mbnet.pt ou então, clicar no ícone MBNet (previamente instalado no seu browser) e seleccionar a opção “Efectuar Pagamentos” para solicitar um cartão temporário.

Depois de introduzir a sua identificação e código secreto o utilizador deverá:

  1. Definir o montante desejado para o cartão temporário. Este montante deverá ter em consideração o valor total a pagar (incluindo por exemplo, despesas de correio e evoluções cambiais, no caso das compras serem efectuadas fora da zona euro);
  2. Registar os dados fornecidos pelo MBNet para efectuar a compra: número do cartão temporário, data da validade e o CVV2 e o CVC2 (conjunto de três algarismos, que podem ou não ser solicitados pelo comerciante e servem de verificação adicional de segurança);
  3. Indicar no site do comerciante os dados fornecidos pelo MBNet e receber a confirmação do pagamento.

Quais os custos associados à utilização do MBNet por parte de um particular?

Neste momento o MBNet não tem qualquer custo adicional para os utilizadores individuais face ao procedimento habitual de utilização de cartões bancários para pagamento de bens ou serviços.

De qualquer forma, para obter informações adicionais sobre custos de operações de compras efectuadas no estrangeiro, sugerimos que entre em contacto com o Banco emissor do cartão com o qual aderiu, ou pretende aderir, ao MBNet, afim de obter os devidos esclarecimentos.

Quais as Instituições Financeiras (Bancos/Emissores) que participam no MBNet?

Actualmente as Instituições Financeiras que participam no Sistema MBNet são as seguintes: Banco BPI; Banco Espírito Santo; Banco Espírito Santo Açores; Banco Popular; Banco Português de Negócios; Banco Santander; Banco Totta; Banif; Barclays; BEST; CCAM Açores; CCAM Chamusca; CCAM Leiria; CCAM Mafra; CCAM Torres Vedras; Caixa Galicia; Caixa Geral de Depósitos; Finibanco; Millennium BCP; Montepio Geral e Unicre.

Fonte: Sociedade Interbancária de Serviços SA (SIBS)