RSS aliado ao email marketing

Seguir tendências é algo fundamental para as plataformas de envio de email marketing. Suas constantes atualizações visam otimizar as campanhas digitais. Um recurso recente e interessante faz referência ao canal *RSS (Really Simple Syndication), uma integração que permite carregar automaticamente o conteúdo do website para a formatação da mensagem a ser enviada.

Alguns acreditavam que o RSS seria uma alternativa ao email marketing, mas o que vimos acontecer foi a utilização simultânea dos recursos. Um bom exemplo das verticais que podem se beneficiar, consideravelmente, por conta do envio constante de newsletters é o mercado editorial. Devido a grande demanda de conteúdo, o canal RSS possibilita customizar o template e definir a quantidade de notícias a serem selecionadas.

A plataforma de envio e gestão de email marketing Virtual Target, conta com clientes que já utilizam a funcionalidade. “É bem simples fazer a integração, basta adicionar um comando no painel de controle da plataforma. Com a função RSS, as empresas ganham agilidade, pois a newsletter é automaticamente preparada com conteúdo atualizado, e disparada pela plataforma”, explica Ricardo Ramos, CIO da VIRID.

A Editora Referência é uma das companhias que já agrega o sistema RSS ao envio de suas newsletters. Segundo Sérgio Ricardo de Jesus, Diretor de Novos Negócios da Editora Referência, o benefício da integração está em oferecer novos conteúdos ao leitor, sem a intervenção de qualquer profissional. “Assim, a redação não tem a preocupação de enviar o informativo, garantindo agilidade para o departamento jornalístico”.

“O crescimento do uso de soluções para envios de email em editoras é uma tendência mundial, pois possibilita entender, mensurar, segmentar e fidelizar o público, entregando somente o conteúdo que realmente interessa. A Virtual Target trouxe a higienização do mailing da Editora, oferecendo qualidade à base que hoje conta com oito mil nomes”, avalia o Diretor.

Além de manter seus leitores informados, as editoras que enviam newsletter para sua base de assinantes, por meio da Virtual Target, têm um diferencial competitivo, pois a ferramenta oferece segmentação e habilidades para ampliar as oportunidades de negócios, através da visibilidade do conteúdo explorado.

“Quando você apresenta um mídia kit para um anunciante, é comum mencionar sobre a quantidade de assinantes de newsletters e o número de page/views, mas não é normal mostrar que o conteúdo é segmentado por perfil comportamental e nem qual a taxa de leitura diária desse leitor. Imagine apresentar essa taxa e a divisão de newsletters a cada público, de forma distinta e customizada. Além da possibilidade de aumentar o número de anunciantes interessados nesse ou naquele perfil, sua empresa demonstra que se comunica ‘one to one’, descaracterizando os envios em massa, com o mesmo conteúdo para o mesmo público”, explica Walter Sabini Junior, CEO da VIRID.

A exemplo da eficiência da newsletter para o mercado editorial, a Editora Banas deu início a um projeto que visa ampliar a oferta de notícias em formato de vídeo, já que esta seção tem sido a mais acessada em seus informativos. “A plataforma dispõe de uma série de análises e ações estratégicas com o email, que inclusive permite mudar o rumo de um planejamento. Se antes o vídeo online era uma dúvida, hoje ele é a solução, pela própria escolha de nosso público”, avalia Fernando Lopes, Diretor de Novos Projetos da Banas.

Na Editora, uma média de 40 a 50 mil newsletters são enviadas semanalmente, direcionadas para leitores e anunciantes e também conta com os recursos da plataforma para divulgar promoções, feiras e eventos e com essas ações, ajuda a alavancar as vendas da área comercial.

Observando por um prisma mais comercial, as editoras têm utilizado a plataforma como apoio para suas estratégias de marketing. Pela ferramenta, o Grupo Padrão divulga seus eventos, processo que antes era realizado por inserções publicitárias nas revistas, pelo website da empresa e através do departamento de Relacionamento com o Cliente, via telemarketing.

Segundo Bruno Ferreira Costa, Assistente de Marketing do Grupo Padrão, a plataforma ampliou a gama das ações de publicidade da editora e deu suporte em todas as etapas dos eventos como logística, montagem de banco de dados com prospects, gerenciamento dos acessos e confirmação de presença. “Adequamos nossas campanhas seguindo os índices apontados pelos relatórios. Sabemos até o dia e a hora em que os emails são mais acessados. Com isto, programamos o melhor momento para fazer disparos”, enfatiza Bruno.

A Editora Converge realiza 20 eventos por ano, divulgados pela Virtual Target. O sistema gerencia as inscrições dos eventos e mensura os índices de abertura. “Os resultados fornecidos pelos relatórios vêm confirmar a potencialidade das ações que estamos aplicando no mercado. Por termos um mailing altamente qualificado, os retornos têm sido consideráveis”, comenta Leonardo Pinto Silva, Diretor de Marketing.

O Portal Adnews é uma das mídias que também aproveita os recursos do RSS integrado ao envio de suas newsletters pela Virtual Target. Para Marcelo Gripa, redator do Portal, “a integração ao canal RSS é um diferencial que oferecemos ao leitor”. No Adnews, os informativos são enviados duas vezes por dia, em horários programados, para uma base de 20 mil emails. “A Virtual Target pega as atualizações feitas no conteúdo do website para alimentar automaticamente a nossa newsletter, em seguida dispara a ação, permitindo com isto, que a equipe da redação se concentre na busca e produção de pautas cada vez melhores ao leitor”, afirma.

*Padrão de documento XML definido pela W3C (World Wide Web Consortium), que permite aos usuários de websites e blogs receberem notícias ou atualizações das mesmas automaticamente.

Caso pretenda uma solução completa de Marketing Automation, integrada com o seu e-commerce e disponível em Português, recomendamos o E-Goi

Um artigo Virtual Target