Directus Headless CMS

O Directus Headless CMS, é um sistema de gestão de conteúdo poderoso e flexível, gratuito e de código aberto, que fornece aos desenvolvedores uma interface Web simples e intuitiva, para a gestão do conteúdo do banco de dados com arquiteturas totalmente personalizadas.

Headless CMS, é um sistema de gestão de conteúdo (CMS) headless permite a gestão e reutilização de conteúdo digital a partir de um único repositório e publicação na Web, em aplicativos para dispositivos móveis e aplicações de página única.

O CMS tradicional é construído como plataformas fechadas especificamente para a rápida implementação e gestão de sites – geralmente sites e blogs simples.

Explicando o Headless

Um CMS headless é um sistema sem componentes front-end, ou “head”, para determinar como o conteúdo é apresentado para o usuário final. O conteúdo pode ser publicado em qualquer lugar, para muitos canais a partir de uma API. Com uma API, os desenvolvedores ficam livres para construir quantas “heads” (ou camadas) forem necessárias, como websites, apps, kiosks, smartwatches e outros, para novas formas de entregar experiência de usuário mais rica e rápida. Isso porque essas apresentações front-end não estão ligadas ao sistema de layout de página de um CMS. Além disso, separar a camada de apresentação front-end acelera o time-to-market e permite a integração com tecnologias de terceiros, mantendo o conteúdo escalável para os próximos dispositivos inovadores que vierem no futuro. No entanto, para utilizar um CMS de forma headless, deve existir uma arquitetura desacoplada para suportar esse tipo de abordagem. (in, https://www.liferay.com/blog/pt-br/estrategia-digital/um-guia-para-o-cms-headless)

Website: Introducing Directus 8

Download: Directus 8 Headless CMS

Comente!

%d bloggers like this: