Instalar o Virtuemart no Joomla

Para instalar o VirtueMart num website com Joomla, torna-se necessário o componente e módulo que constituem o Virtuemart. O processo de instalação é muito fácil e intuitivo.

Em primeiro, deve aceder ao site do componente www.virtuemart.net e fazer o download do pacote completo de loja virtual, normalmente designado por VirtueMart_x.x_COMPLETE_PACKAGE.zip.

Seguidamente, deve proceder à extracção do ficheiro descarregado, para assim aceder aos componentes e módulos que constituem o VirtueMart. Depois de efectuado este passo aceda à sua área de Administração do seu site em Joomla e navegue até Installers -> Components.

virtuemart1A primeira coisa a ser instalada é o componente com_virtuemart.x.x.tar.gz file. Para isso clique no botão [Browse…] seleccione o ficheiro em causa e clique agora em [Upload File & Install].

virtuemart2

A instalação do componente (núcleo) VirtueMart está deste modo terminada.

virtuemart3

Agora torna-se necessário a instalação de um módulo para que o VirtueMart fique acessível no nosso site Joomla.

O procedimento é quase o mesmo que o descrito anteriormente para a instalação do componente. Agora deverá fazer o seguinte: Aceder a Installers -> Modules e navegue no seu directório onde extraiu o VirtueMart e procure o módulo mod_virtuemart.x.x.tar.gz (módulo fundamental) e clique em [Upload File & Install] para proceder à instalação.

Parabéns! Neste momento o seu site Joomla está pronto para funcionar como uma loja virtual.

Agora, na sua área de Administração do seu site Joomla Administrator, vá a Components -> VirtueMart e clique no botão [Go directly to Store]. Não interrompa este processo, mesmo que demore algum tempo, é habitual, trata-se do acesso à base de dados.

Caso encontre algumas dificuldades, não desespere, o guia oficial da instalação é muito completo, e no site do VirtueMart não deve faltar no forum quem responda às suas dúvidas.

O VirtueMart é um produto muito completo, e não se esgota no componente e módulo anteriormente referidos. Existe uma grande quantidade adicional de módulos e mambots, que poderão aumentar as capacidades da sua loja.

Um componente adicional de grande peso, trata-se da linguagem da loja. Existe um grande número de linguagens disponíveis, mas certamente, a linguagem portuguesa ou brasileira é a que mais lhe interessa.

Linguagens para o VirtueMart

Para obter a linguagem Portuguesa pode aceder ao site da comunidade Portuguesa do Joomla e na sua secção de downloads encontrará os ficheiros necessários.

Linguagem PT VirtueMart

Aproveite para visitar o fórum, vai ver que está sempre alguém que o ajudará a resolver problemas ou partilhar experiências em montar uma loja online com o VirtueMart.

Para obter ajuda em Brasileiro pode aceder ao site da comunidade Brasileira do Joomla.

Um site excelente para tudo o que diga respeito ao VirtueMart em Brasileiro ( e também para Portugueses) é o site do Fernando Soares que além de proporcionar a linguagem BR para o VirtueMart tem outras extensões de grande qualidade que aumentarão as funcionalidades da sua loja online.

Manuais de apoio ao VirtueMart

VirtueMart Installation Tutorial

Links de apoio ao VirtueMart

– Site oficial VirtueMart

– Fórum VirtueMart

– Fórum Joomla

– Fórum Joomla Portugal

– Site Joomla Brasil

– Site Fernando Soares